segunda-feira, 3 de junho de 2013

Seja bem vindo !!!

Então galera , esse blog foi criado com o intuito de mostrar passo a passo nossas ideias sobre o desenvolvimento de algo que seja útil e interessante para sociedade . O grupo é composto por 5 integrantes : Alessandro Vila Nova , Bruno Albuquerque , Bárbara Diniz , Raissa Benjamin e Lucas Beckhauser , todos muito interessados no desenvolvimento de um projeto bacana.
Logo de início , surgiram 4 ideias sobre o que fazer , uma caldeira que funcione com banha de porco , um carregador de celular portátil , um tipo de molde que propicia a evaporação mais rápida da água de roupas molhadas e uma máquina que retira os 4 parafusos da roda de um carro de uma só vez .
O projeto de carregador portátil foi descartado devido o impasse que talvez a corrente gerada pelo dínamo não fosse compatível para o serviço e principalmente porque o grupo concluiu que esse é um projeto mais voltado para a engenharia elétrica , afastando de nosso objetivo , que é mecânico .
O projeto da caldeira com o combustível sendo a banha de porco também foi descartado , pois não á garantia que a chama gerada pela banha de porco seria constante e se a quantidade necessária de banha para realizar um trabalho que seja útil seria absurda.
O projeto do molde para uma evaporação rápida não foi descartado , não encontramos nenhuma dificuldade em sua realização e seria muito simples de fazer , a questão é que o tempo ganho na evaporação da roupa com a ultilização de algo similar a esse molde não foi tão interessante como o esperado.
Finalmente , o projeto escolhido pelo grupo foi a suposta máquina que retira os 4 parafusos da roda de um carro de uma só vez , agilizando o processo e para os mais leigos ate mesmo uma salvação.
A principio , o projeto parecia perfeito , o trabalho seria executado por um motor de arranque de moto
400cc , uma relação entre engrenagens aumentaria ainda mais o torque que chegaria aos parafusos , o suficiente para a roda estar presa com segurança , haveria ainda uma engrenagem para mudança de sentido , sendo assim possível apertar ou afrouxar os parafusos , suportes ajustáveis garantem o uso em carros de diferente alturas , a energia ao motor seria fornecida pela tomada 12V do carro (cinzeiro). Após certas pesquisas ficou claro que seria impossível ligar o motor de arranque na tomada 12V , a questão é que a DDP era compatível , pois o motor de arranque também é 12V , mas a corrente necessária para o funcionamento devido do motor é cerca de 40A !!! Sendo assim haveria uma sobrecarga no sistema elétrico do carro e o fusível que trabalha com o cinzeiro queimaria , tornando inviável sua aplicação. O problema é resolvido se o motor de arranque for ligado diretamente na bateria , isso causa controvérsias , pois mesmo sendo algo muito simples , muitos não sabem sequer onde é o polo positivo na bateria , o que também não torna o projeto algo acessível a todos . Por ultimo , como existe uma relação de engrenagens para aumentar o torque do motor de arranque , durante seu acionamento , para retirar ou apertar todos os parafusos , ele gastaria cerca de 12 segundos ligado , todo esse tempo de uso causa uma grande descarga na bateria e como consequência ela poderia não ter carga suficiente para ligar o carro , ou seja , para acionar o motor de arranque do carro . A solução seria manter o carro ligado durante o uso do aparelho , mas mesmo assim existe o risco de sobrecarga no sistema elétrico . Devido todos os problemas , o grupo chegou a melhor conclusão que é a substituição do trabalho elétrico , pelo trabalho motor . Sendo assim nosso projeto não se difere do sistema normal de retirada de parafusos em relação a quem desempenha o trabalho , mas sim em questão de agilidade , com apenas o único esforço braçal , retira-se os 4 parafusos , no sistema comum é necessário realizar o trabalho em cada parafuso.

Basicamente esse é o nosso projeto , amanha postamos uma foto do projeto e a lista de materiais necessária.

Um comentário:

  1. Caros estudantes,

    está muito bem feito o histórico das idéias propostas para o projeto e como a proposta de solução para o problema escolhido foi sendo desenvolvida. No caso das idéias descartadas, considero que faltou dizer que ao pensar nos limites e possibilidades para a solução de cada necessidade identificada, as soluções descartadas não pareceram muito viáveis nem motivadoras, em um primeiro momento. O que quero dizer é que se o problema e a possível solução fosse mais explorado, daquela necessidade poderia surgir um projeto. Mas como o tempo para escolha é pequeno, as preferências do grupo e mesmo, certa dose de intuição, é que fazem a diferença.

    A história inicial do projeto está muito bem contada!

    ResponderExcluir