terça-feira, 18 de junho de 2013

Olá galera!! Então , novas situações problema apareceram durante a semana e foram resolvidas . O grupo durante os debates concluiu que existem diferentes modelos de roda com a distância dos furos diferentes , sendo assim a utilização do ultra rodas seria limitada a determinados carros , já que não desenvolvemos um sistema que possibilite alterar a posição das chaves para adequar a cada roda . A causa de não desenvolver esse sistema é simples , a falta de verba para investimentos e a questão tempo. Sendo assim desenvolvemos o ultra rodas para um padrão único de roda , mas qual ?? A solução foi fazer uma pesquisa do padrão de roda mais comum entre os carros , levando também em consideração carros que são mais vendidos , dessa maneira a aplicação do ultra rodas será mais extensa .
Antes de declarar o resultado da pesquisa , vamos introduzir um leve conceito para melhor compreensão da situação.

O PCD de uma roda é a distância entre os furos de fixação e a quantidade de furos que a roda possui. Essa distância entre os furos é um círculo imaginário que passa pelo centro de cada furo. A representação do PCD é feita da seguinte forma:



Com esse breve conceito podemos continuar , os tipo de roda mais comuns são as com PCD 4X100 Volkswagen e PCD 4X98 Fiat. Volkswagen e Fiat possuem carros muito vendidos no Brasil , escolhemos fazer o ultra rodas com o padrão Fiat porque o carro que utilizaremos de teste é um Fiat , mas a escolha pelo outro parão também seria muito viável. Problema resolvido !!!

O suporte do ultra rodas foi outra coisa que muito incomodou , o projeto inicial funcionaria muito bem , o incomodo era que a sua fabricação exigia um bom serviço de torno , para resolver isso , modificamos o material para madeira . A madeira era um material de fácil disposição já que uma das integrantes do grupo possui madeira de inchada resistente o suficiente . Que fique claro que essas modificações são apenas para facilitar e otimizar o serviço , já que somos estudantes e não temos muito tempo disponível.

Para nossa alegria , superamos o "problema" do suporte de maneira ainda melhor que a utilização de madeira , um dos integrantes do grupo comentou que possui uma cadeira com sistema de suspenção a gás , e esta inutilizada . A aplicação desse sistema otimiza ainda mais o trabalho e ainda garante um sistema muito eficiente.

Semana que vem , começamos a montagem do ultra rodas !!!! Acompanhem !!!

Um comentário:

  1. Conforme havia comentado pessoalmente com vocês a descrição do que é pcd não está clara. É preciso rever.

    O que vocês fizeram na última semana?

    ResponderExcluir